terça-feira, 28 de setembro de 2021

DESPERTAR PARA O SAMBA

Eu, Aluízio Pereira, era adolescente no ano de 1945, com meus 12 anos de idade, nascido nas Rocas, Natal/RN, Canguleiro, morando na Rua São Sebastião, nº 81. Estudava no Colégio Estadual Isabel Gondin que fica situado no Largo Professor Acrísio Freire, Rocas. Sempre ao sair do Colégio, no caminho de volta para casa, eu passava em frente a uma residência na Rua Pereira Simões e ouvia uma música que tocava lá, achava bonito, e certo dia tive a oportunidade de entrar na casa para ouvir a música que era ao vivo, era um ensaio que acontecia lá. O dono da casa se chamava Eduardo Medeiros que era Músico e Compositor.

Lá tive a oportunidade de conhecer músicos como: Tibiro (Saxofone tenor), Robino Tito (saxofone), Bicho Velho (Bateria), Valdir (Cavaquinho), e os cantores: Paulo Tito, Valdira Medeiros filha de Eduardo Medeiros, Glorinha Oliveira (o Rouxinol Potiguar), Luíza de Paula, Fernando Tovar e Manoel Leão, que se apresentavam na Rádio Poti nos programas Domingo Alegre e Sabatina da Alegria. Foi através deste contato com esses artistas que passei a me interessar pela música, em especial o Samba, e comecei a aprender a tocar pandeiro, a escrever os meus primeiros versos e a freqüentar os eventos de Samba que ocorriam no Bairro das Rocas, dentre esses locais a casa de Adail que era Sargento da Marinha, morava na Rua São Sebastião e era freqüentado aos domingos numa Roda de Samba no quintal da casa por músicos das Rocas como Mário Temista (Violão), Aldinho do Cavaquinho, Neném Arengueiro (Pandeiro), Fumanchu (Percurssão) e Barnabé (Reco-reco), dentre esses músicos, alguns fundaram o Grupo de Samba Táio da Gata, e pelos cantores Maninho, Zé Rói Pão, Davi e por mim que fazia algumas participações cantando. Foi assim que comecei a minha estória no meio Cultural do Samba e posteriormente nos Blocos Carnavalescos no Bairro das Rocas, Berço do Samba Potiguar.


Aluízio Pereira, 19-09-2021.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário